Procurando um fotógrafo de casamento? Aqui está o que fazer.

5min de leitura

Ao contrário do trabalho de outros fornecedores de casamento (como música, arranjos de flores e bolo), as fotos não são coisas que você pode ouvir, cheirar, provar ou mesmo ver no início - você precisa confiar no seu profissional. As apostas são altas, então se você está se perguntando como escolher um fotógrafo de casamento, estou aqui para ajudar. Você precisará ir além no que diz respeito à pesquisa para garantir que gosta do trabalho do fotógrafo. Mas, o mais importante, você precisará encontrar alguém com quem genuinamente goste de estar, pois passará muito tempo com essa pessoa. "Seu fotógrafo será um dos únicos fornecedores com quem você passará o dia inteiro - eles o seguirão o dia todo como um cachorrinho fofo". "Escolher um fotógrafo para o dia do casamento em que você confia totalmente e se dá bem é muito importante. Você deve se certificar de que vibe com eles em todos os sentidos do caminho e que o faz feliz e é capaz de colocá-lo à vontade."

Encontre alguém que tenha o mesmo tipo de energia que você. “Se você contrata um tipo de artista sério, mas no fundo é uma pessoa desleixada, haverá uma incompatibilidade aí”, é como qualquer relacionamento em sua vida: cerque-se de pessoas boas.

Como você faz isso? Pesquisa cuidadosa e seletiva em relação a habilidades profissionais, estilo artístico e comportamento pessoal. Elaborei um guia passo a passo sobre como escolher um fotógrafo de casamento para garantir que você encontre o par perfeito. Ele tem tudo de que você precisa para ajudar a restringir todas as opções de não dar certo para o seu grande dia.

A primeira coisa a fazer é começar: o casal precisa decidir qual estilo de fotografia preferem. Existem várias opções (pense em: belas-artes, foto jornalismo) os fotógrafos geralmente se especializam em um ou dois estilos. "Tente identificar o que você não gosta antes de entender o que você gosta". "Depois de definir o que o atrai, você pode fazer um mergulho mais profundo e específico nessa direção." Saber qual estética se adapta melhor ao seu casamento ajudará a reduzir sua lista e permitirá que você encontre um profissional que pode dar vida à sua visão da fotografia de casamento.

Como em todos os aspectos do planejamento de um casamento, é melhor definir um orçamento antes de fazer a reserva. (Não sabe por onde começar? Leia antecipadamente sobre o custo médio de um fotógrafo de casamento.) Se você está se sentindo completamente perdido em como escolher um fotógrafo de casamento, aqui está uma coisa que você pode fazer para restringir suas opções instantaneamente. Defina um orçamento para o seu profissional de fotografia de casamento e insira-o no orçamento planejado. Em apenas alguns segundos, você poderá recorrer aos especialistas que estão ajudando na organização do seu casamento para encontrar o fotógrafo de casamento perfeito.

Outra maneira eficiente de encontrar um fotógrafo é reservar o local. Ao se comprometer com um local específico, você pode começar sua busca por profissionais na área. Frequentemente, os locais fornecem uma lista de profissionais recomendados (também conhecida como lista de fornecedores preferenciais). Eles são um ótimo ponto de partida, mas prossiga com cautela: às vezes, essas listas podem errar o alvo em termos de inclusão. “As recomendações de locais podem ser um sucesso ou um fracasso, mas certamente dê uma olhada nelas”. "Não contrate um fotógrafo só porque ele já esteve no local do seu casamento antes. 

Uma das maneiras mais fáceis de escolher um fotógrafo de casamento é pesquisar online, recomendo fortemente que você verifique todas as avaliações para saber se essa pessoa se encaixa ou não. “Antes de contratar um fotógrafo, leia as opiniões para se certificar de que seus casais anteriores os consideram fornecedores de confiança”.

"Recomendações pessoais (se você gosta das imagens do casamento de seus amigos, por exemplo) ou recomendações de outro profissional de casamento que você já contratou, como um planejador, geralmente é a melhor aposta". Isso porque eles podem atestar o trabalho do profissional e também sua personalidade.

Os profissionais concordam: você deve fazer a maior parte de sua pesquisa antes da entrevista para que possa concentrar sua conexão pessoal com qualquer fotógrafo em potencial. No entanto, existem algumas questões importantes a serem esclarecidas:

Você é licenciado e assegurado?

Quantos anos de experiência você tem fotografando casamentos?

Qual é o tempo de resposta para receber as fotos completa?

Podemos ver algumas fotos feitas por você?

Você faz backup de suas fotos? Se sim, por quanto tempo?

Depois de tirar as questões técnicas do caminho, passe para as questões mais pessoais. O que o entusiasma em um nível pessoal ou o que é mais importante para você nas fotos do casamento?" 

Em seguida, faça perguntas específicas sobre o processo. “Certifique-se de que o fotógrafo está fotografando para você”, ... "Pergunte ao fotógrafo sobre a abordagem do dia do casamento. O fotógrafo deve explicar o processo antes do casamento, dia do casamento e pós-casamento." Uma das perguntas é: "O que o torna diferente dos outros fotógrafos?" A resposta revelará mais informações sobre seu profissional para que você possa tomar uma decisão.

Finalmente, não tenha medo de fazer perguntas difíceis. “Pergunte ao eles fotógrafo como ele lida com as mudanças de última hora, como ele ajudam na pose, como ele ajuda a acalmar seus nervos e até mesmo te dar segurança quando você menos espera”. 

Outra ótima maneira de testar sua conexão com o fotógrafo de casamento é expor suas preocupações com antecedência. Por exemplo, talvez você seja tímido diante das câmeras, não saiba posar . Se você está sonhando com fotos específicas que não costumam ser incluídas em uma lista de fotos de casamento, traga isso à tona também. “Isso remete à ideia de construir um relacionamento: se você contaria algo a um amigo próximo ou confidente, deveria dizer o mesmo ao seu fotógrafo”. "Se você não se sente confortável o suficiente para fazer isso, você não está trabalhando com o fotógrafo certo."

Se você está nervoso com as fotos do dia, recomendo reservar um teste antes da data do casamento. Não só vai lhe dar algumas fotos de ensaio lindas (que você pode até usar para save the date), mas também vai lhe dar mais tempo para se relacionar com o profissional. “As sessão de ensaio permite que todos se conheçam”. Você pode ter uma ideia da personalidade e do estilo de pose do fotógrafo - no geral, é um vislumbre do que está por vir no futuro.


Procurando um fotógrafo de casamento? Aqui está o que fazer.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp